terça-feira, 1 de setembro de 2015

SISTEMA DE GESTÃO NÃO É ESCREVER PROCEDIMENTOS

Lamentavelmente, muitos consultores e, mesmo auditores de sistemas de gestão, acreditam que para ter um Sistema, principalmente aqueles estabelecidos por normas, basta “escrever o que se faz e fazer o que está escrito”
Ora, se isso fosse verdade, a norma bastaria ter um único parágrafo: ESCREVA O QUE VOCÊ FAZ E FAÇA O QUE ESCREVEU!”
Um Sistema é muito mais que isso, o Sistema é formado por pessoas, por instalações, por equipamentos de medição e, pelos documentos, sejam eles normativos (procedimentos do próprio SG, normas externas, legislação, etc), sejam registros que demonstram que o SG está “funcionando”, mas, mais do que isso, fonte de informações para tomada de decisão.
Um sistema é dinâmico e depende muito das pessoas; é simplista acreditar que, basta que tudo esteja documentado, o sistema deve funcionar independente das pessoas, elas são parte essencial do mesmo. Sistemas geram realimentações que podem causar instabilidade nele mesmo ( basta ver o número de RDs que reclamam da falta de comprometimento de outros setores e por isso jogam a toalha).
Eu poderia escrever uma tese, mas vou ficando por aqui...definitivamente os Gestores precisam rever seus conceitos a respeito dos sistemas de administram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário