sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Da terceirização ao outsourcing, ou para quem preferir, as ondas da terceirização

A primeira vez que ouvi a palavra "terceirização", foi em 1984 quando eu era um engenheiro recém formado e trabalhava na extinta Equipamentos Villares (diga-se, de passagem, a melhor empresa que conheci em termos de organização industrial). Aquilo, a época, caiu como uma bomba...Nosso "querido" ex-presidente Lula (espero que seja ex para sempre), à época, sindicalista, incita a greves, alegando que aquilo era um golpe das elites contra os trabalhadores. O fato é que, a idéia da terceirização naquela época era a redução de custos e isso era conseguido principalmente pelo fato de que pisos salariais de diferentes categorias tinham diferenças significativas. Assim um faxineiro de uma metalúrgica do ABC, ganhava três vezes mais que um faxineiro filiado ao sindicato dos trabalhadores de limpeza. Assim, todos os serviços gerais de limpeza, alimentação, segurança, jardinagem e outros foram terceirizados.
Com o passar dos anos, empresários com QI um pouco acima da média perceberam que havendo demanda superior àquilo que eles tinham capacidade de produzir, era melhor terceirizar do que deixar de atender esta demanda, mesmo que, o custo da terceirização fosse maior que o custo interno (se eu tenho uma padaria que tem capacidade de produzir 100 pães por hora e a demanda é de 200, melhor comprar 100 no mercado do que deixar o freguês na mão, mesmo que, para esses 100 excedentes, a margem seja menor). Rapidamente, deste conceito, inferiu-se que, deve-se otimizar a utilização dos recursos disponíveis... Vamos fazer em casa aquilo que nos dá mais lucro e terceirizar aquilo que nos dá menos lucro, mas, mesmo assim, ainda nos dá lucro (importante dizer que ainda muitos empresários não conseguiram entender esta lógica e preferem perder clientes).
A terceira e atual onda ganhou nome em inglês..OUTSOURCING..mais que um nome em língua global, têm finalidade diferente das anteriores..estratégia para alavancar a inovação...toda empresa, por maior que seja, não consegue ter em seus quadros, todos os melhores especialistas do mercado; não consegue ter em seu parque fabril, todos os melhores equipamentos para cada operação a ser executada e, em última análise, e impossível para uma única empresa possuir todo o conhecimento necessário para atender as demandas do mercado. Quando uma empresa entende esta realidade e se associa com outras seja de que forma for, ela, instantaneamente cresce, passa de 1000 para 10000 funcionários, ganha expertise e aumenta exponencialmente sua capacidade de inovar e de ter sucesso.

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