quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A ISO 9000 e os modelos mentais

Modelos Mentais é tudo que influencia nossa forma de ver o mundo; assim, nossas crenças, experiências de vida, interesses, noções de ética, comportamento, teorias a respeito da realidade que carregamos em nossa mente a respeito de nós mesmos, de outras pessoas e do mundo em geral, formam nosso modelo mental.
No âmbito empresarial, modelos mentais são os modelos que cada membro da equipe traz em sua mente para explicar a maneira como o negócio funciona; as redes de causa e efeito que descrevem as operações. Assim, as pessoas criam modelos mentais sobre seu ambiente de trabalho e a partir destes modelos, agem e tomam suas decisões. Como consequência, quanto maior for as divergências entre os modelos individuais, mais instável é o Sistema, maior a dispersão de energia das pessoas e da empresa como um todo, e, no limite, estabelece-se o caos.
Assim, a solução está na minimização das diferenças existentes. Isso pode ser feito através de discussões abertas sobre o entendimento de cada um sobre o Sistema; todos os envolvidos devem estar abertos a opiniões do
s demais e ao consenso, mesmo que este consenso não reflita exatamente a sua forma de enxergar a realidade, ter a liberdade de expor suas opiniões e ao final do processo, ir transformando seu modelo mental. Obviamente isso não ocorre em apenas uma reunião; todo o Sistema deve estar sob constante avaliação e, principalmente sob realimentação.

Uma dificuldade em Sistemas complexos (e, qualquer Sistema de Gestão é complexo) é que, em geral, os efeitos de uma determinada causa ocorre com um atraso temporal (se você remover veículos envolvidos em um acidente, o trânsito será normalizado algum tempo depois) e, desta forma, as ferramentas usuais de avaliação de qualidade (ISHIKAWA, 5 Por quês) podem não ser úteis nesta avaliação.
Levando em consideração essas poucas dicas, seu Sistema de Gestão da Qualidade pode ter sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário