terça-feira, 8 de setembro de 2015

O fim dos procedimentos?

Tenho lido em algumas redes que a futura nova ISO 9001-2015 não exigirá mais os "procedimentos escritos" e, que as empresas "perderam tempo" escrevendo seus procedimentos. De fato, até o momento em que a revisão se encontra (estágio Final Draft) ela não requer especificamente nenhum procedimento. O mais triste não é a norma não requerer procedimentos e sim, o entendimento que "profissionais da qualidade" tem sobre o assunto. Este tipo de colocação deixa muito claro que tais profissionais, até agora, criaram seus procedimentos, não porque era importante para a Gestão da Qualidade e sim, para mostrar para o auditor.
Em nosso entendimento, mesmo que a versão final não explicite a necessidade de procedimentos, ainda assim, os mesmos serão a melhor maneira de consolidar o conhecimento formal e alavancar as melhorias que são necessárias para qualquer Sistema de Gestão.
Da mesma forma que a norma não requer mais um RD, é impossível acreditar que não haja um responsável pela gestão do sistema; simplesmente abandonou-se a denominação RD, mas isso não significa que não haverá um responsável (ou um comitê ou comissão responsável pela gestão).
Temas como esses estão assustando "profisssionais da qualidade" que acreditam que a ISO 9001 era um conjunto de 6 procedimentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário