sábado, 12 de setembro de 2015

A ISO 9001 e o processo de Compras

Toda e qualquer organização, em menor ou maior escala, depende de outras para realizar seus produtos e serviços, principalmente numa época em que a terceirização tornou-se uma boa ferramenta para reduzir custos internos; hoje existem empresas especializadas na quarteirização de serviços, ou seja, empresas contratadas para gerenciar os serviços terceirizados; o que se espera dessas empresas é que, a um custo menor, mantenha todos os serviços terceirizados, com padrão de qualidade igual ou superior comparados aos mesmos serviços executados “in house”. Assim, percebe-se a importância da “boa compra” na qualidade de nossos produtos; de nada adianta ter um projeto excelente, processos de produção otimizados, se a matéria-prima que entra nesse processo não atende aos requisitos de qualidade; fabricado o produto, se a entrega for um serviço terceirizado e se executada fora dos padrões de qualidade, certamente acarretará alguma insatisfação ao cliente, seja danificando um produto, ou mesmo atrasando a entrega, ou ainda deixando de cumprir um requisito não especificado, mas “implícito ou necessário” Imagine que você mora no 10º Andar de um edifício, compra um piano e o entregador o deixa na portaria de seu prédio !
Acredito não serem necessários outros exemplos para demonstrar que o processo de compra é fundamental para o sucesso de uma empresa; o mesmo além de afetar a qualidade do seu produto, certamente será um fator determinante do custo do mesmo; em alguns casos, as matérias-primas e serviços adquiridos chegam a representar 50% ou mais do custo final dos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário