terça-feira, 8 de setembro de 2015

INOVAÇÃO NÃO ACONTECE POR ACASO!

Em um ano difícil, o que mais se ouve dos "especialistas" é: será preciso INOVAR!
Ora, inovar é desejável sempre!
O que estes "especialistas" não dizem é que a capacidade de inovar é uma competência que precisa ser desenvolvida e que é preciso criar ambiente para que a inovação ocorra.
Estudos mostram que as empresas reconhecidas pelo mercado como empresas inovadoras, tem em suas estratégias a inovação como um forte vetor. Mais que isso, além de desenvolver esta competência a transformaram em função. Assim, tais empresas possuem comitês ou mesmo departamentos responsáveis por fazer com que a inovação ocorra. Tal como as áreas de gestão da qualidade (que não é responsável pela obtenção da qualidade, mas estabelece as condições para que a operação produza a qualidade), estas áreas de inovação não são diretamente responsáveis por inovar, mas sim, por proporcionar um ambiente propício à inovação.
Tais áreas dentre outras atribuições podem ser responsáveis pela gestão do conhecimento, pela busca de cooperação externa, por criar uma rede onde o conhecimento é compartilhado, por avaliar e junto com os responsáveis das demais áreas, assumir riscos.
Pode-se observar que a inovação não acontece de uma hora para outra ou, simplesmente porque o chefe mandou seus funcionários inovarem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário