segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A ISO 9001-2015 e o ambiente para a operação dos processos

A norma ISO 9001-2015 estabelece que A organização deve determinar, prover e manter o ambiente necessário para a operação dos seus processos e para atingir a conformidade dos produtos e serviços.
Importante salientar que devem ser determinados fatores relacionados a qualidade do produto ou serviço e nada tem a ver com requisitos estabelecidos por outras normas, e requisitos relacionados a outras áreas de gestão. Aspectos psicológicos ,podem ser, por exemplo fundamental para um piloto de avião, cujo processo é “transportar o passageiro” e não ser importante para o conferente de pedidos recebidos. Isso não significa que a empresa não deva proporcionar as mesmas condições para ambos; apenas o primeiro afeta diretamente a qualidade percebida pelo cliente e no segundo não. Em geral, as condições “social” e psicológico, se aplicam à serviços que são executados na presença do cliente.
Da mesma forma, as condições físicas devem ser determinadas dentro do critério:

  1. Esta diretamente relacionado à qualidade do produto? Por exemplo iluminação apropriada para a realização de uma inspeção visual ou sala limpa para produção de medicamento, dentre outros;.
  2. Afeta as pessoas de forma que vai afetar a qualidade percebida pelo serviço:  Se você é um médico e atende seu paciente todo suado numa tarde de verão porque seu consultório não tem ar condicionado, certamente seus pacientes podem (ou não) achar que sua aparência não é condizente com suas (deles) expectativas.
Quer saber mais? Procure a SGQ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário